sábado, 9 de outubro de 2010

"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência" Arthur Schopenhauer



Às vezes eu tenho medo da minha mente...
Às vezes eu sinto vontade de só dormir para me ver livre de pensar... mas aí eu sonho... (infernno!)
Mas alguém já disse: O conhecimento é irresistível!
Fico constantemente analisando e questionando, observando fatos. Isso é razão pra me perder no abismo que é pensar e sentir... subverto razão em setimento, sentimento em razão e sou considerada louca. Erroneamente, convencionou-se que cepticismo é não acreditar em nada. Ao examinar a tradição céptica vi, no entanto, que não há um ceticismo, mas várias concepções diferentes. A principal fonte de conhecimento do cepticismo antigo e um texto de Sexto Empírico, em suas Hipotiposes pirrônicas. Logo no primeiro capítulo é dito que:
"O resultado natural de qualquer investigação é que aquele que investiga ou bem encontra aquilo que busca, ou bem nega que seja encontrável e confessa ser isto inapreensível, ou ainda, persiste em sua busca. O mesmo ocorre com as investigações filosóficas, e é provavelmente por isso que alguns afirmaram ter descoberto a verdade, outros que a verdade não pode ser apreendida, enquanto outros continuam buscando. Aqueles que afirmam ter descoberto a verdade são os dogmáticos, assim são chamados especialmente Aristóteles, por exemplo,[...]. Clitômaco, Carnéades e outros acadêmicos consideram a verdade inatingível, e os céticos continuam buscando. Portanto, parece razoável manter que há três tipos de filosofia: a dogmática, a acadêmica e a céptica. [...]"
Tá! Até aí tudo bem. Ou quase... Será que eu já não descobri a verdade? Até onde eu sei - e quero acreditar nisso, diga-se de passagem - e já achei a verdade absoluta que é Jesus e sua graça salvadora. Então, whatta hell is happening to me? (parafraseando Dean Winchester - rsrsrs) Por que eu não consigo me satisfazer apenas com isso? Talvez seja por que quase nunca consigo perceber essa verdade atuando em minha vida; uma prova dessa atuação seria a tal satisfação (isso seria justo!). A merda da inconstância é constante na minha vida, por isso só fico calma ou não-deprimida por alguns efêmeros momentos. Diante de tudo que já vivi não posso admitir que a verdade seja inalcançável. Ela existe sim! Preciso que seja desse jeito, todos precisamos! Sendo assim, posso apenas continuar buscando, e essa busca consiste em não fazer nada... quem sabe aquela famosa lâmpada surja em cima da minha cabeça?!
Talvez realmente não seja nada... vou esperar que a madrugada acabe quando o dia se pôr.

Um comentário:

  1. ♫ ... se é na fraqueza do meu ser que manifestas teu poder, eis-me aqui, dependo de ti, preciso de ti ...♫

    ResponderExcluir