quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quando se torna difícil seguir em frente



Alguns momentos da nossa vida são bem difíceis de definir.
Ficamos esperando algo acontecer? repetimos alguma estratégia do passado? não fazemos nada?
A verdade é que como seres humanos estamos sempre sendo colocados à prova. Se pararmos para pensar, essa história de se afirmar como pessoa, de estabelecer uma meta e segui-la é bastante complicada, pois como participantes de uma sociedade ativa, e por ativa eu quero dizer autoritária, devemos nos concentrar em fazer o que for melhor para o bem comum e não para o nosso próprio.
Ao estudar sobre Platão aprendi que em sua República ele impede a entrada do poeta. Por quê? A poesia tende a subverter a linguagem, pois a função da literatura como arte é levar-nos além do sentido convencional daquela determinada coisa dita, o que um dos meus professores diria que é o silêncio. A prática da poesia na Antiguidade estava ligada à embriaguez, ao excesso, portanto, aquilo que de alguma forma não se preocupava com o social, não servia.
A poesia é a representação do homem passional, irracional, buscando a exacerbação de suas paixões. É essa irracionalidade que leva o homem a ter atitudes antiéticas. Por outro lado, Platão vê o teatro como bem coletivo, na medida em que através do espetáculo dramático ocorre a caterse. Catarse, etimologicamente falando, significa purgação, pirificação, podendo ser interpretada com limpeza da alma, esvaziamento das tensões humanas; seria aquela velha história: eu nem sou tão ferrado assim... a vida daquele cara ali é bem pior que a minha.
Deixando a teoria literária um pouco de lado, podemos perceber que existem certos critérios previamente determinados que nos "dizem" o que é certo ou errado e isso pode, eventualmente, causar certa confusão em nossas humildes mentes controversas. Não podemos sair por aí fazendo o que nos "dá na telha", pois as nossas atitudes influenciam positiva ou negativamente na ordem natural das coisas. Por isso, certos momentos da nossa vida são de total limbo.
Estou em um deles agora!
É difícil demais tomar decisões. Como assim você ter que fazer algo hoje, pensando nas consequências disso daqui a anos? Acho que isso está diretamente relacionado ao crescimento a que estamos fadados. Talvez seja a resistência quanto à tomada dessas atitudes que impedem algumas pessoas de amadurecer.
Não há para onde correr, meu amigo. Mais fácil para alguns, sufocante para outros, mas absolutamente necessário. Caia! Machuque-se! Levante e caia de novo... uma hora você acerta! Não será o primeiro, tampouco o último. Isso é ser humano, na verdade, foi para isso que foi feito. Ao menos, divirta-se a cada nova erguida, ria dos tombos passados, peça ajuda sempre que possível porque nem sempre lhe será dada essa oportunidade, mas principalmente, aceite! conforme-se! não exista apenas... VIVA!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário